Tudo Sobre Pica Pau

Woody Woodpecker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pica-Pau PT / BR
Personagem de The Woody Woodpecker Show
Woodywoodpecker-pantrypanic1941.jpg
O Pica-Pau no desenho animado Pânico na Cozinha ("Pantry Panic"), de 1941.

Nome original Woody Woodpecker
Nascimento 1940
Origem  Estados Unidos
Espécie Pica-pau
Família Winnie Pica-Pau (namorada)
Knothead & Splinter (sobrinhos)
Inimigo(s) Buzz Buzzard
Miss Meany
Wally Walrus
Gabby Gator
Dooley

Criado por Ben Hardaway
Walter Lantz
Alex Lovy
Voz Mel Blanc (1940–1941)
Ben Hardaway (1942-1949)
Kent Rogers (1942-1944)
Grace Stafford (1950-1972)
Billy West (1999-atualidade)
Primeira aparição Knock Knock (1940)
Última aparição Bye, Bye, Blackboard (1972)

Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

O Pica-Pau (no original em inglês Woody Woodpecker) é o nome de um personagem de desenho animado de mesmo nome, um pica-pau antropomórfico (animal com corpo e características humanas), que estrelou vários curta-metragens de animação produzidos pelo estúdio de Walter Lantz e distribuídos pela Universal Pictures. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau é considerado um dos personagens mais notáveis do gênero.
O Pica-Pau foi criado em 1940 pelo artista de storyboard Walt Lantz. Em seus primeiros desenhos animados, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco, com uma aparência considerada grotesca. Porém, ao longo dos anos, o Pica-Pau sofreu diversas mudanças no seu visual, ganhando traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo. O Pica-Pau foi inicialmente dublado, nos Estados Unidos, por Mel Blanc, que também fez as vozes de quase todos os personagens do sexo masculino das séries Looney Tunes e Merrie Melodies. Como dublador do Pica-Pau, Blanc foi sucedido por Ben Hardaway, e mais tarde por Grace Stafford, esposa de Walter Lantz.
Os desenhos do Pica-Pau foram transmitidos na televisão pela primeira vez em 1957, no programa The Woody Woodpecker Show, que mostrava novas sequências animadas do Pica-Pau interagindo com as filmagens em live-action de Walter Lantz, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. Atualmente, The Woody Woodpecker Show é ainda reprisado com freqüência na televisão, sendo que no Brasil, ele é atualmente transmitido pela Rede Record.
Lantz produziu os curta-metragens do Pica-Pau até 1972, quando ele fechou definitivamente seu estúdio. Desde então, o personagem só voltou a reaparecer em 1999, no programa The New Woody Woodpecker Show, produzido pela Universal Animation Studios de 1999 à 2003. O Pica-Pau é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama. Ele também fez uma pequena aparição junto com outros personagens famosos no filme Who Framed Roger Rabbit, de 1988.

História


Walter Lantz.
Walter Lantz estava em lua-de-mel quando teve a ideia genial de criar o Pica-Pau, por conta de um exemplar do pássaro que o atormentou e o divertiu na noite de núpcias.
Em 1940, Walter Lantz decidiu que só um novo desenho não era suficiente para tornar seu estúdio famoso. Ele queria um personagem que, com o tempo, evoluísse para uma estrela completa. Então, ele e sua equipe de animadores apresentaram um novo adversário para Andy Panda e seu pai lidarem: um pica-pau louco.
Mas quando Walter Lantz mostrou o desenho do Pica-Pau, intitulado "Knock Knock", a Bernie Kreisler, chefe de departamento da Universal Studios, este o rejeitou, dizendo que aquele passarinho era a coisa mais feia e desajeitada que ele já tinha visto. Porém, Lantz insistiu para que o produzissem, dizendo que ele estava apostando tudo no personagem. A Universal atendeu aos seus pedidos e produziu o desenho, que fez um sucesso estrondoso. Então, Kreisler pediu a Walter Lantz novos episódios, como se nada tivesse acontecido. Depois do sucesso do Pica-Pau como coadjuvante no desenho do Andy Panda, eles resolveram fazer um desenho onde o personagem apareceria sozinho e seria o astro. Então, Lantz precisou de um nome para o Pica-Pau e decidiu chamá-lo de "Woody Woodpecker", que foi também o título do primeiro desenho animado do Pica-Pau.

A criação do personagem

De acordo com um agente de imprensa de Walter Lantz, a idéia de criar o Pica-Pau surgiu durante um incidente ocorrido na noite de núpcias do desenhista com Grace Stafford no Lago Sherwood, quando um pica-pau irritante passou a noite inteira bicando o telhado do chalé que haviam alugado, não deixando que o casal dormisse. Quando o pássaro foi embora, eles descobriram que o pica-pau havia feito um monte de buracos no telhado, por onde a chuva começou a entrar, arruinando de uma vez a noite. A esposa de Walter Lantz, então, teria sugerido que o marido criasse um pica-pau irritante para aparecer em seus desenhos animados. Esta história, porém, não tem muita credibilidade, já que Walter e Grace somente se casaram em 1941, depois que o desenho já havia estreado no cinema.

Mudanças


Pica-Pau no desfile do dia de Ação de Graças da Macy's em 2005.
Como todos os personagens de Hollywood, o design do Pica-Pau mudou um pouco com o tempo. O desenho animado O barbeiro de Sevilha ("The Barber of Seville") apresentou o novo visual do Pica-Pau, desenhado pelo animador Emery Hawkins, e que foi usado até o final dos anos 1940.
Em 1944 no desenho O doido da praia ("The Beach Nut"), apareceu um personagem de grande importância na carreira do Pica-Pau: seu rival de longa data Leôncio ("Wally Walrus", nome que também aparece em alguns episódios dublados).

A Canção do Pica-Pau

O Pica-Pau foi um dos personagens mais populares dos anos 1940, e chegou a ganhar sua própria estrela na Calçada da Fama e até uma música tema chamada: A Canção do Pica-Pau ("The Woody Woodpecker Song"). A canção foi composta por Kay Kyser, e cantada por Gloria Wood e Harry Babbit, em 1948. A música foi um grande sucesso, vendendo cerca de 250.000 discos em 10 dias de lançamento. Em 1948 a "Canção do Pica-Pau" foi usada no desenho animado Apólice Cobertor ("Wet Blanket Policy"), este desenho teve a honra de ser o único que foi indicado para o Oscar de Melhor Música. E foi também neste desenho que foi introduzido um novo personagem: o Zeca Urubu ("Buzz Buzzard"). Drooler's Delight (Delícia Gelada) de 1949 é o último episódio com a voz de Ben Hardaway (Mel Blanc, o 1ª dublador do Pica-Pau, dublou apenas os quatro primeiros episódios) e também o último da chamada "era de ouro" dos anos 40, pois após esse episódio, Walter Lantz por questões financeiras fechou estúdio e só reabre-o 2 anos depois.

Durante os anos 1950

Em 1949 como foi dito anteriormente, por razões financeiras, Walter Lantz teve que fechar o estúdio por um tempo, e reabre-o só em 1951. Nos anos 1950 o Pica-Pau ganhou um novo design, que foi feito pela animadora LaVerne Harding. Nessa época, eles estavam sem ninguém para dublar a voz do Pica-Pau, então Walter Lantz marcou testes no estúdio para escolher a nova voz. A esposa de Lantz, Grace Stafford, gravou a voz no estúdio sem ele saber. Quando Lantz foi ouvir as vozes para escolher uma, ele não sabia que sua esposa havia participado dos testes, e foi justamente ela quem ele escolheu, e ficou surpreso quando lhe disseram que aquela voz era de sua própria esposa.
Nos anos 1950, o Pica-Pau passou por diversas mudanças no seu visual, devido aos muitos animadores que trabalhavam em seus desenhos.

O Pica-Pau na Era da Televisão

The Woody Woodpecker Show
A Turma do Pica-Pau (PT)
O Pica-Pau e seus Amigos (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 15 min. aprox. por episódio
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Apresentador(es) Walter Lantz
Tema de abertura "The Woody
Woodpecker Song"
Tema de
encerramento
"The Woody
Woodpecker Song"
Transmissão original 3 de outubro de 1957[1]- 23 de setembro de 1958[1]
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Como Lantz estava lutando financeiramente, a longevidade do Pica-Pau foi assegurada quando seus desenhos passaram a ser exibidos na televisão, no programa The Woody Woodpecker Show (no Brasil ganhou o título O Pica-Pau e seus Amigos, também conhecido como A Turma do Pica-Pau, O Show do Pica-Pau ou simplesmente O Pica-Pau), transmitido pela ABC. O programa semanal de meia-hora consistia em uma compilação de 3 curta-metragens cinematográficos do Pica-Pau, seguidos por um breve comentário de Walter Lantz, o apresentador do programa, cujas filmagens em live-action interagiam com novas sequências animadas do Pica-Pau, como se uma pessoa e um desenho animado estivessem apresentando o programa juntos. O programa foi exibido originalmente de 1957 à 1958 e, em seguida, entrou em sindicação até 1966, ganhando uma nova temporada em 1970 para ser exibido na NBC. A NBC obrigou Lantz a editar grande parte dos desenhos animados mais antigos, fazendo-o cortar as cenas que continham violência, o que Lantz fez relutantemente. Adicionalmente, o próprio Pica-Pau também teve que sofrer mudanças no seu comportamento, ganhando uma personalidade mais tranqüila e menos agressiva. O primeiro desenho notável que mostrou o Pica-Pau assim foi Não Puxem Minhas Penas ("Franken-Stymied"), de 1961. A popularidade do Pica-Pau havia sido baseada em suas atitudes loucas e maníacas, e por volta de 1961, estas características foram eliminadas em favor de um personagem mais sério. Isso aconteceu devido à grande presença do personagem na televisão, o que levou Lantz à cumprir as rigorosas normas de censura da violência na televisão para as crianças.
O Pica-Pau continuou a estrelar novos curtas de animação nos cinemas até 1972, quando Lantz fechou definitivamente o seu estúdio, devido ao aumento dos custos de produção. Seus desenhos retornaram à sindicação no final dos anos 1970. Em 1985, Lantz vendeu sua biblioteca de desenhos animados para a MCA/Universal. A Universal recompilou os desenhos para um outro The Woody Woodpecker Show em 1988. Naquele mesmo ano, o Pica-Pau fez uma pequena aparição em Who Framed Roger Rabbit, em uma cena perto do fim do filme. Neste filme, o personagem foi dublado por Cherry Davis.[2] Em 1995, o personagem apareceu em um comercial da Pepsi junto com Shaquille O'Neal, estrela da NBA.
Desde então, o Pica-Pau só voltou a reaparecer em 1999, na série de animação The New Woody Woodpecker Show, produzida pela Universal Animation Studios, que foi exibida originalmente na Fox Kids nas manhãs de sábado de 1999 à 2003. A série apresenta os primeiros desenhos animados do Pica-Pau a serem produzidos em mais de 20 anos, e retornaram o design do persongem para o antigo visual de 1947, e também alguns personagens tiveram o seu visual alterado e ficaram irreconhecíveis, como é o caso da Meany Ranheta, que teve a cor do cabelo mudada de preto para marrom e o formato do nariz um pouco alterado, e o Dooley, que aparece sem barba e com uma aparência mais jovem. Além disso, foram criados novos personagens como o gavião Tweaky, o Doutor Lelé, a Mãe Natureza e o texugo que sempre diz: "Oi, meu chapa!". Nesta nova série, o Pica-Pau foi dublado nos Estados Unidos por Billy West. Atualmente, o programa The Woody Woodpecker Show original é ainda reprisado com freqüência na televisão, e Pica-Pau e Paulina aparecem como mascotes nos parques temáticos da Universal Studios.

O Pica-Pau no Brasil

O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi, um dia após a sua inauguração, em 19 de setembro de 1950.[3][4] Nessa época, os desenhos eram exibidos com a dublagem original (inglês), pois a dublagem em português só surgiria em 1957.
A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record, na década de 1960. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Em 1981 , o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003 a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa infantil TV Globinho, onde o desenho dissipou em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005, até que a Rede Globo deixou de exibi-lo definitivamente.
Em 2006, a Rede Record exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica-Pau respectivamente às 17h, no feriado do dia 15 de novembro de 2006. Então a partir desse dia, os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h, na mesma forma de sequência de desenhos: Pica-Pau, Picolino e outros, e outro desenho do Pica-pau, durando até março de 2007, quando a Record começa a exibir os episódios da série clássica antiga do desenho às 13h, sendo o primeiros cartoons "Quem Cozinha Quem" e "Hora do Banho". Entre março e abril, foram apenas exibidos os episódios da década de 1940, quando foi reprisado novamente. No dia 28 de abril de 2007, foram exibidos pela primeira vez os episódios antigos da Turma do Pica-Pau. A partir de 2009, a emissora começou a cortar os títulos dos episódios e, em 2010, parou de exibir os episódios de A Turma do Pica-Pau e O Novo Pica-Pau ,deixando apenas episodios do pica pau antigo . Em janeiro de 2012, O Novo Pica-Pau volta a ser exibido nos domingos, das 09h às 11h, seguido por Pica-Pau antigo . Esta exibiçao continua atualmente.

Problemas com a animação





Alguns dos primeiros curtas produzidos por Walter Lantz e Alex Lovy, no início dos anos 40, apresentavam muitas vezes uma animação fora de padrão ou modelo, algo que pode ser chamado de "Animation bump" [5]. (que em uma tradução livre para português significa "colisão de animação"), sendo assim, cada animador tinha o seu próprio traço para os personagens, que mudavam um pouco de uma cena para outra. Muitos historiadores consideram que a animação melhorou enormemente quando Shamus Culhane entrou no estúdio, mas ainda assim se mostrava meio "descuidada". [6]. A animação, finalmente, levantou a sua qualidade quando Dick Lundy assumiu como diretor, mas depois começou a decair novamente após o desligamento temporário do estúdio em 1949. Alguns consideram que a qualidade ficou muito boa quando Don Patterson substituiu Lundy, mas ficou cada vez pior quando Patterson saiu e foi substituído por Paul J. Smith e Alex Lovy (quando este retornou ao estúdio).
Surpreendentemente a animação de alguns desenhos decaiu cada vez mais perto do fim da vida do estúdio de Lantz, durante os anos 60 até o início dos 70. Nessa época foram usados animadores com traços completamente difrentes uns dos outros, em um mesmo episódio, como por exemplo nos curtas: O Doce Lar Quase Destruido ("Home Sweet Homewrecker"), e O Fotógrafo Chato ("The Shutter Bug"), que foram animados por Ray Abrams, Al Coe, Art Davis e Lester Kline. Estes animadores vieram de estúdios diferentes, por exemplo: Ray Abrams fazia a animação dos desenhos do Droopy para a MGM, e passou a trabalhar para Lantz desde os anos 50. Al Coe foi um animador da Disney, que trabalhava nos desenhos do Pato Donald e Tico e Teco nos anos 50, e se mudou para o estúdio de Lantz nos anos 60. Art Davis animava anteriormente os desenhos da turma do Pernalonga da Warner Bros. Lester Kline trabalhou somente para Lantz, algumas vezes nos anos 30 e 40, e retornou somente em 1956 a partir do episódio Festival de Cucos ("Calling All Cuckoos"). Sua animação era bem pobre em comparação a outros animadores renomados.
Ainda durante a década de 60, houve alguns curtas dirigidos por Sid Marcus, como: Chá Chado pra Dois ("Tepee for Two"), Esperto contra Sabido ("Dumb Like a Fox"), Os Parentes ("Skinfolks"), e Que Lindinho, o Cachorrinho ("Get Lost! Little Doggy"), que traziam Art Davis e Ray Abrams trabalhando juntos na animação, ainda que com traços um pouco diferentes. Ray Abrams fazia o Pica-Pau mais magro, e sempre com um espaço de cor azul do lado da barriga branca, com um traço parecido com o que era utilizado nos anos 50 (criado pela animadora Laverne Harding), enquanto Art Davis fazia um Pica-Pau mais "gordinho" e de topete mais cheio. Posteriormente, Abrams e Davis conseguiram "sincronizar" melhor seus traços em episódios como: Os Três Pica-Paus ("Three Little Woodpeckers") e A Observadora de Pássaros ("Birds of a Feather"). Contudo, em episódios dirigidos por Paul J. Smith, como: Auto Estrada Fracassada ("Freeway Fracas"), Pica-Pau e o Pé de Feijão ("Woody and the Beanstalk"), e A Fonte da Juventude ("Flim Flam Fountain"), ainda haviam problemas com os traços diferentes de Al Coe e Lester Kline (ou "Les Kline" como era creditado no início dos desenhos). O principal problema nessa época foi o fato de que nas cenas animadas por Al Coe, os desenhos eram bem mais detalhados e com movimentos mais "elegantes", enquanto nas cenas de Lester Kline, os desenhos eram bem mais pobres e com traços e movimentos mais simples.
Esses problemas com o traço dos personagens só começaram a ser corrigidos novamente no início dos anos 70, quando o diretor Paul J. Smith recrutou vários animadores da Disney que trabalhavam com Al Coe nos desenhos do Pato Donald dos anos 50, eram eles: Volus Jones, Tom Byrne, e Joe Voght, conseguindo assim manter o mesmo traço e estilo de Coe. Mas segundo alguns historiadores de animação, essa mudança foi realizada um pouco tarde demais, pois só foi feita em 1972, no mesmo ano em que o estúdio de Walter Lantz viria a fechar suas portas.
O time de animadores recrutado por Paul J. Smith, vindos dos estúdios de Walt Disney, chegaram a animar juntos somente 8 curtas do Pica-Pau, que foram: "História pra Índio" (Indian Corn), "Nem Tudo que Reluz é Ouro" (Gold Diggin' Woodpecker) Nunca Aposte num Poste Furado ("Pecking Holes in Poles"), Chili com Carne ("Chili Con Corny"), Um Cão Falante ("Show Biz Beagle"), Por Amor à uma Pizza ("For the Love of Pizza") Gênio Engenhoso ("The Genie With the Light Touch"), e "Adeus às Aulas" (Bye, Bye, Blackboard).

Espécie


Red-headed Woodpecker.

Pileated Woodpecker.
Em nenhum desenho animado nunca foi dita de que espécie exatamente é o personagem Pica-Pau (embora no episódio Esperto Contra Sabido "Dumb Like a Fox" seja dito que o seu nome científico é "Campephilus principalis"). O topete vermelho dele faz parecer que ele é um Pileated Woodpecker (uma espécie de pica-pau muito comum nos Estados Unidos), porém o design e as cores do corpo dele nos anos de 1944 até 1946, cabeça e pescoço vermelho, corpo azul escuro e peito branco, lembram mais um Red-headed woodpecker (outra espécie comum nos EUA, que tem a cabeça vermelha mas não tem topete). O personagem parece ser uma mistura destas duas espécies, com o corpo de um Red-headed e topete de Pileated.

A Voz do Pica-Pau

A risada


Mel Blanc, o criador da risada do Pica-Pau.
Uma característica inconfundível no Pica-Pau, é que no começo e no final de seus desenhos, ele sempre emite a sua famosa e estridente risada. Essa risada foi criada pelo dublador americano Mel Blanc antes mesmo da existência do Pica-Pau. Antes do Pica-Pau, Mel Blanc já tinha usado a risada para o coelho Happy Rabbit da Warner Bros (que mais tarde evoluiu para o Pernalonga "Bugs Bunny"), a risada foi usada pelo coelho em apenas quatro episódios. Sendo que o último episódio em que foi usada se chamava: "Elmer's Candid Camera", episódio que chegou a vir para o Brasil, e recebeu o título de: "A Câmera de Hortelino". No Brasil esse episódio foi primeiramente dublado em 1996 para a TV com o dublador Mário Monjardim fazendo a voz do coelho, e depois redublado em 2004 para o DVD, dessa vez com o dublador Alexandre Moreno, mas nas duas dublagens a risada que o coelho dá no fim do episódio (logo depois de chutar o Hortelino para dentro de uma lagoa) foi dublada em português como se o Pernalonga estivesse apenas rindo normalmente.

  • Episódio Elmer's Candid Camera em inglês
Depois de Happy Rabbit, Mel Blanc usou a risada para o Pica-Pau em seu primeiro desenho animado: "Knock Knock", risada que acabou combinando perfeitamente com o personagem e se tornou a marca registrada do pássaro. O próprio Blanc dublou os três primeiros desenhos do Pica-Pau até o episódio "'Pantry Panic" em 1941, mas depois disso Blanc assinou um contrato de exclusividade com a Warner Bros, que só permitia que ele fizesse as vozes dos personagens da Warner, e ele não pode continuar a fazer a voz do Pica-Pau, e foi substituído pelo dublador Ben Hardaway e também pela própria esposa de Walter Lantz, Grace Stafford, porém a risada que Blanc havia gravado foi usada até o final dos anos 1940 e em 1951 os outros dubladores tiveram que adaptar a risada com suas próprias vozes, por isso ela foi mudando um pouco durante os anos.
Um fato a ser observado, é que tanto Mel Blanc quanto os outros dubladores, gravavam a risada e a voz do Pica-Pau com suas vozes normais, e só depois é que a gravação era acelerada para dar um tom mais "esganiçado" ao Pica-Pau. fonte
No filme Looney Tunes: Back in Action há uma cena cortada que faz referência ao fato de que a risada criada por Mel Blanc ja havia sido usada no Pernalonga, a cena mostra o Pernalonga sendo atingido pelo raio do diamante "Macaco Azul" e se transformando de novo em sua "forma primitiva" (que é o Happy Rabbit) e dando por duas vezes a famosa risada porém com a voz bem grossa, a cena acabou não entrando para o filme, apenas nos extras do DVD.

Dubladores nos EUA


  • Mel Blanc (1940-1941)
  • Ben Hardaway (1942-1949)
  • Grace Stafford (1950-1985)
  • Cherry Davis (1988)
  • Billy West (1999-2003)

Dubladores no Brasil

Fonte: [7]

  • García Junior - Foi o primeiro dublador do Pica-Pau no Brasil, ele o dublou nos anos 1960 na época em que o estúdio BKS ainda se chamava AIC. Depois na época em que a AIC mudou seu nome para BKS, Olney Cazarré teve de descansar das dublagens do Pica-Pau por que ele havia ido para o Rio de Janeiro trabalhar no teatro e na televisão (de acordo com o que foi dito por Garcia Júnior em uma entrevista para o "Nerdcast" em 2007), por isso, ele foi substituído pelo próprio Garcia Júnior na dublagem da fase do "Pica-Pau Biruta" (os episódios não foram dublados em ordem cronológica) e só voltou a dublar o Pica-Pau no lugar de Garcia Júnior quando ele não pode mais dubla-lo nos anos 1980. Em suas primeiras dublagens nos anos 1960, Olney fazia uma voz mais fina para o Pica-Pau, que combinava mais com os episódios em que o Pica-Pau tinha o tamanho de um pássaro pequeno, já nos episódios que ele dublou nos anos 1980, estava com a voz mais envelhecida, e chegava a ficar rouco algumas vezes. Um exemplo de episódios dublados por ele são: "Vamos as Cataratas?", "Pica-Pau Ama Seca" e "A vassoura da Bruxa" dublados na AIC e "Adeus às Aulas", "Por amor a uma Pizza", e "Chilli com Carne", dublados na BKS.
  • Olney Cazarré - Foi o segundo a fazer a voz do Pica-Pau no Brasil (quando a AIC mudou de nome para BKS). Ele começou a dublar o Pica-Pau no final dos anos 1970 quando ainda era um garoto de 10 anos, mas depois quando cresceu sua voz ficou grossa demais para o personagem, e foi substituído por Olney Cazarré, que já havia feito a voz do Pica-Pau antes dele. Garcia contou que o Pica-Pau foi o primeiro personagem que ele dublou, ele disse em uma entrevista para o site "Jovem Nerd" que quando Olney Cazarré foi trabalhar no Rio de Janeiro, ele teve de deixar as dublagens do desenho (que era feita em São Paulo). Então Garcia fez um teste apenas de brincadeira para a voz do Pica-Pau, a pedido dos seus pais Garcia Neto (que também era o diretor de dublagem, e o locutor e narrador de episódios como "A Hora do Banho") e Dolores Machado (que dublou a Meany Ranheta em "Que Lindinho! o Cachorrinho" e "A Observadora de Pássaros"). Porém, os produtores da Universal acabaram escolhendo mesmo a voz dele, a princípio pensando se tratar da voz de uma mulher, só depois descobriram que era a voz do menino que era filho do diretor das dublagens. Garcia Júnior fazia uma voz um pouco mais forte que a de Olney Cazarré. Um exemplo de episódios dublados por Garcia são: "Quem cozinha quem", "Pica-Pau biruta", "Nascido para picar" "Vamos nanar Jacaré?" e "Esperto contra sabido" (esse último era um entre os quais o Pica-Pau já estava com a voz mais grossa). Garcia Júnior é considerado por muitos dos fãs do desenho o dublador mais marcante do Pica-Pau, pois dublou os episódios mais antigos produzidos nos anos 1940, considerados os melhores.
  • Mel Blanc - Fez a voz do Pica-Pau nos novos episódios de 1999 no estúdio Herbert Richers, ele conseguiu fazer uma voz fina bem parecida com a de Olney Cazarré. Em entrevista para o programa Hoje em Dia, da Rede Record, Marco disse que quando participou dos testes para a voz do Pica-Pau, ele fez uma imitação do Coelho Ricochete (personagem que também era dublado por Olney Cazarré na AIC), e sua imitação agradou aos distribuidores do desenho que o escolheram porque conseguia fazer uma voz parecida com a de Olney. Alguns fãs acham que a voz dele ficou diferente da voz do Pica-Pau original, mas isso tavez seja pelo fato de que o "Novo Pica-Pau" tem a mesma aparência, e o topete virado para trás que tinha o "Pica-Pau do fim dos anos 1940", que foi dublado apenas por Garcia Júnior, e que tinha a voz mais grossa. A voz que Marco Antônio faz para o Pica-Pau é baseada na voz fina que Olney Cazarré fazia nos anos 1960, quando o personagem já tinha o topete para frente, uma aparência mais infantil e o tamanho de um pássaro pequeno. Outro fato é que dificilmente encontrariam um dublador que conseguisse imitar a voz que Garcia Júnior fazia para o Pica-Pau, por se tratar de uma "voz de criança".

 

Principais


  • Pica-Pau (Woody Woodpecker) - Como o próprio nome diz, ele é um pica-pau. Conhecido por ser louco, gosta muito de enfernizar a vida das pessoas, além de ser muito folgado e guloso.
  • Paulina (Winnie Woodpecker) - É a namorada do Pica-Pau. Nos episódios antigos, apareceu só em dois episódios, mas em O Novo Show do Pica-Pau apareceu em vários e com o nome de Winnie Pica-Pau.
  • Toquinho e Lasquita (Knothead & Splinter) - São os sobrinhos do Pica-Pau. Os dois são tão bagunceiros (ou mais) que o tio. Em "O Novo Show do Pica-Pau", foram dublados com os seus nomes originais, Knothead e Splinter.
  • Pé-de-Pano (Sugarfoot) - Cavalo sentimental do Pica-Pau (ou de João Seboso), que aparece majoritariamente em episódios no oeste. Antes de aparecer no desenho do Pica-Pau, ele se chamava "Ferradura" e era do desenho "'Pai e Mãe", onde trabalhava numa fazenda de um casal de caipiras. Um de seus bordões é "Eu odeio ele", quando um bandido le dá geralmente um tabete na cara.
  • Zeca Urubu (Buzz Buzzard) - Um urubu malandro e vigarista, que está sempre dando golpes. Nos episódios de 1999, foi dublado no Brasil com sotaque de malandro carioca. No "Novo Show do Pica-Pau", ele parece um abutre, e no episódio "Férias Forjadas", o Pica-Pau disse que ele é um abutre.
  • Zé Jacaré (Gabby Gator) - Jacaré guloso que está sempre querendo comer o Pica-Pau.
  • Leôncio (Wally Walrus) - Ele é uma morsa de nacionalidade sueca. Sempre é perturbado pelo Pica-Pau, lembrando Lula Molusco do Bob Esponja. Nos primeiros episódios dublados no Brasil, foi dublado com o sotaque errado (em vez de sueco, falava castelhano), na dublagem nos novos episódios, isso foi corrigido. Mas essa mudança de sotaques não representa nenhum problema, pois na dublagem original dos Estados Unidos, ele nem sempre teve sotaque sueco. Nos episódios clássicos, Leôncio falava com sotaque sueco apenas em suas primeiras aparições, depois de algum tempo perdeu tal sotaque (em episódios como "A Cartola" e "Hora do Bebê" na dublagem em inglês, Leôncio não tinha mais o sotaque sueco). Nos episódios de 1999, seu sotaque voltou a ser usado novamente. Deve-se notar também que Leôncio, na década de 50, ficou mais magro e sem suas presas, perdendo todas as características de uma morsa, aparentando mais ser um ser humano.
  • Meany Ranheta (Mrs. Meany) - Dona da pensão onde mora o Pica-Pau, como o próprio nome já diz, ela é muito ranzinza. Está sempre brigando com o Pica-Pau.
  • Andy Panda (Andy Panda) - Era o principal personagem de Walter Lantz, mas, depois do grande sucesso do episódio "Pica-Pau Ataca Novamente", o pássaro ganhou seu lugar. Depois do primeiro episódio, ele aparece nos episódios: "Miniaturas Musicais", "O Fila Bóia" e "A Polka do Pica-Pau". Este último episódio aparecem vários casais de ursos podendo um deles ser o Andy.
  • Gato Clyde ou Bilberg (Clyde Cat)- Um gato amarelo gorducho que tenta capturar o pica pau para comer, apareceu em 2 episódios "A luta do Gatoso" , "Era uma vez no Parque" quando ele aparece para impedir o Pica Pau de destruir a árvore do coronel Frisbursh, no episódio "Gato a Jato" ele aparece entre alguns gatos que fracassaram de pegar Pica-Pau logo no início do tal episódio e por último, aparece no episódio "Gato da Cidade".
  • Professor Grossenfibber (Prof. Grossenfibber) - Cientista louco que adora fazer experiências, e na maioria delas sempre usa o Pica-Pau de cobaia.
  • Professor Dingle Dong (Prof. Dingle Dong) - As pessoas que assistem aos desenhos o confundem muito com o professor Grossenfibber, pois eles são muito parecidos, mas existe uma diferença: enquanto Dingle Dong é muito mais alto, Grossenfibber é um nanico. Ele sempre troca o "a" pelo "o" e vice versa (Ex: um nave espacial, uma pica pau)
  • Dooley (Dapper Denver Dooley) - Em alguns desenhos, ele é um bandido do oeste, em outros é um caloteiro e vigarista.
  • João Seboso (Dirty McNasty) - É um bandido do oeste que sempre briga com o Pica-Pau, apareceu em Procura-se um Pica-Pau, O paladino do Oeste (apareceu com bigode) e O calejado da cela.
  • Pulguento (Alfinho) (Duffy Dog) - É o cachorro do Pica-Pau em alguns episódios.
  • Fink Fox (Fink Fox)- É uma raposa amiga do Pica-Pau que sempre o acaba traindo por causa de coisas a ver com pica-paus. Aparece em dois episódios: "Esperto Contra Sabido", e "Um Amigo Leal".
  • Lobo (Wolfie Wolf) - É um lobo que quer comer o Pica-Pau ou os seus sobrinhos. Aparece em "Quem Cozinha Quem?", "Amigos Penosos", "Os três Pica-Paus","Qual é a Sua,Chapéu?"e "Chapeuzinho Diferente".
  • Inspetor Willoughby (Inspector Willoughby) - Um inspetor que sempre quer prender os bandidos. Já participou em alguns episódios do Pica-Pau. Passou 15 anos com desenhos.

Secundários


  • Picolino (Chilly Willy) - Pinguim friorento, que sempre está tentando se aquecer, e atrapalhando a vida do cachorro Smedley.
  • Smedley (Smedly) - Cachorro perturbado por Picolino. Smedley também apareceu nos desenhos do Pica-Pau, em dois episódios chamados: "Vivendo num buraco" (como o Guarda-Linhas da "Indústria Vital") e "O Cuidador descuidado" (como o tratador do parque). Smedley, nos últimos episódios, passou a ser chamado de Elpídio. A sua voz estava mais grossa mas sempre esta com o seu bom humor. Mas o seu visual não mudou nada, pois está sempre com a sua manta verde & com um gorrinho branco.
  • Sr. Panda (Mr. Panda) - O pai de Andy Panda.
  • Silver (Silver)- E um gato que vive tentando pegar o Pica-Pau, sem sucesso.
  • Maggie e Sam (Maggie and Sam) - Um casal que sempre se mete em confusões.
  • Mãe e Pai (Maw and Paw) - Um casal de caipiras que mora numa fazenda com seus filhos, o cavalo Ferradura (que mais tarde passaria a se chamar Pé-de-Pano, e seria o companheiro do Pica-Pau em suas aventuras pelo oeste) e um porco chamado Cheiroso. Apareceram também no episódio "Briga pra ninguém botar defeito".
  • A Família Urso (The Beary Family) - Uma família de ursos: o pai Charlie Ursolão, a mãe Bessie Úrsula, o filho mais velho Júnior Ursolino, a filha mais nova Susi Ursolina, e o animal de estimação, um ganso chamado Goose.
  • Percy Delicado (Mr. Delicated Percy) - Um bondoso homem que vive aos berros com seu cachorro Cuddles.
  • Cuddles (Cuddles) - O Cachorro do Sr. Percy Delicado, vive enterrando tudo que vê, até mesmo a lua. Percy sempre tenta se livrar dele, mas Cuddles sempre acaba voltando.
  • Windy e Breezy (Windy and Breezy) - Dois ursos que vivem no Parque Nacional de Yellowstone. Apareceram no episódio Papai Urso.
  • Homero (Homer Pigeon) - Um pombo que aparece uma pequena aparição onde vive em sua casa, no episódioOs Trabalhadores da Floresta.
  • Luís, o Espalha Lixo (Lemmy Over Trash) - É um homem hepático, que vive em um esgoto e é criminoso por espalhar lixo pelas ruas. Só apareceu no episódio "Pica-Pau o Agente Secreto".
  • Rei Luisinho - É um leão que fugiu de um circo. Também só aparece em um episódio: "O Pica-Pau na barbearia".
  • Jubileu - Um corvo mal humorado e meio burro, por cair na lábia do Pica-Pau. Apareceu no episódio "Os Azares de um Corvo" e apareceu no episódio de andy panda "Corvo Maluco" com sapatos e luvas.
  • Brutos - Um cachorro falante, que teve seu lugar tomado por picapau, só aparece no episódio, picapau adotivo.
  • O'Hoolihan (Terence Pecker Moolihan O'Hoolihan) - Um homem gordo, careca e muito atrapalhado. Ele apareceu em apenas dois episódios: "Surrupiador de um Bilhão" e "Caça ao Pica-Pau".
  • Dr. Hans Chucrutes (Dr. Ranchocrutés) - Um médico de um grande hospital. Só aparece no episódio "Chamando Dr. Pica-Pau".
  • O Gato a Jato (The Blue Streak) - Um gato azul que se auto-intitula "o gato mais a jato do mundo". Só apareceu no episódio que leva seu nome. Seu bordão é: "asas batendo, marcha de decolagem, turbinas e já!".
  • Professor P. Cosmo Plunc - Professor maluco que mandou o professor Dingle Dong para a Lua e depois o Pica-Pau. Só apareceu no episódio "Pica-Pau na Lua".
  • Doutor Horácio N. Ergúmeno (Dr. Horace N. Buggy).
  • Reginaldo - Garoto levado que acaba com todos os brinquedos que a sua mãe compra. Aparece nos episódios "O Pássaro Que Veio para Jantar e Aliança Mirim.
  • Ratinho (Mousie) - É o comparsa do Zeca Urubu, mas sempre acaba entregando-o para o Pica-Pau. Só aparece em dois episódios: "Um cão falante" e "Um gênio engenhoso".
  • Chefe Índio - Ele apareceu nos episódios "Um Amigo Leal", "A Grande Aventura de Bonga" e "Problema Cavalar".
  • Mãe do Reginaldo - Comprou o Pica-Pau para o Reginaldo. Aparece no episódio "O Pássaro Que Veio para Jantar".
  • Chefe Charlie Cavalo (Chief Charlie Horse) - Um índio que apareceu apenas no episódio que leva o seu nome. Nesse episódio, ele se esconde na loja de esculturas de madeira do Pica-Pau, para não ser pego pela polícia.
  • Tio Scrooge(Uncle Scrooge) - É o velho rico rabugento tio do Pica-Pau, lembra o Tio Patinhas do Walt Disney, que tem um empregado chamado James. Só apareceu no episódio "Os Parentes".
  • James(Dimmy) - Empregado do Tio Scrooge. Também apareceu em "Os Parentes" e no episódio "Morcegos no Campanário", como empregado do Cel. Blu-Blu.
  • Capitão Tampinha (Captain Focker) - É o capitão que apareceu nos episódios "Pica-Pau, um Biruta no Espaço" e "Reflorestamento à Força".
  • Otávio - É o auxiliar do Capitão Tampinha. Tenta pegar o Pica-pau, tendo inclusive se disfarçado. Só aparece no episódio "Reflorestamento à Força".
  • Charlie (Gypem) - Um homem que dá intimações ao Pica-Pau por praticar hipnotismo sem licença e também ao Zeca Urubu por trapacear em um jogo de canastra. Aparece no episódio "O hipnotizador caipira".
  • Prefeito Fortuna - É o prefeito do Beco do Urubu, a "cidade de um cavalo só". Apareceu no episódio "Cidade de um Cavalo Só" quando atirou para cima e declarou Pé-de-Pano vencedor.
  • Daniel Pilantra (Austin Sluggish) - Bandido que tomou o Beco do Urubu, a "cidade de um cavalo só", e desafiou o Pica-Pau para uma corrida de cavalos. Apareceu também em "Cidade de um Cavalo Só".
  • Tigre - É o cavalo de Daniel Pilantra.
  • Biscoito de mosquito (Flea Biscuit) - É o cavalo de Zeca Urubu, no episódio O mensageiro (''Punny Express'')
  • Careta (Mugsy) - Bandido grandalhão que só apareceu no episódio "Concerto na Marra", quando rouba o dinheiro de um banco e se esconde em um piano.
  • Bandidos Gêmeos - Também só apareceram em "Concerto na Marra". São os ajudantes de Careta.
  • Juca Feliz (Exterminator) - Exterminador de mosquitos que quase destrói a casa do Pica-Pau. Aparece no episódio "Não tem Mosquito".
  • Juca Martelo (Jack Hammer) - Um construtor de prédios mal-humorado que diz nunca ter sofrido um acidente de trabalho. Só apareceu em um episódio, "Construção demolidora".
  • Clodoaldo - É o funcionário da companhia telefônica. Só aparece no episódio "'Nunca Aposte num Poste Furado".
  • Foca Lice - É uma foca que escapa do caminhão de um circo. Só aparece no episódio "Foca à Solta".
  • Bonga (Buster) - É um índio que tenta escalpelar o Pica-Pau, objetivando ganhar um concurso para se casar com a filha do chefe. Só aparece no episódio "A Grande Aventura de Bonga".
  • Sr. e Sra. Granaviva (Mr and Mrs. Moneybags) - Um casal que possui como filho um enorme gorila. No desenho do Pica-Pau, eles só aparecem no episódio "Pica-Pau ama seca" ("Bedtime Bedlam"), mas a Sra. Moneybags aparece sozinha em um episódio de Picolino, chamado "Os Parceiros do Polo Sul" ("South Pole Pals"), só que neste episódio o nome dela foi traduzido para "Senhora Granaviva" na dublagem brasileira.
  • Morcego (Bat) - É um bandido que rouba fórmulas. Só aparece no episódio "O Espião Espiado".
  • Linda Garota(Gorgeous Gal) - É uma pavoa gorda e feia que quer namorar com o Pica-Pau. Ela acaba casando com o pássaro, mas depois ele aparece solteiro. Só aparece no episódio "Pesadelo Dourado".
  • Calisto - Filho do gigante do Pé de Feijão. Aparece no episódio "Pica-Pau e o Pé de Feijão".
  • Gigante do Pé de Feijão - O famoso personagem da história "João e o pé de feijão" apareceu em dois episódios: "Pica-Pau e o Pé de Feijão", onde ele possui barba em seu rosto, e é o pai de Calisto, e "Pica-Pau mata-gigante", onde aparece sem barba e dormindo, sendo o porteiro do castelo no alto do Pé de Feijão.
  • Seu Narácio (Captain Haddock) - É um homem que sempre fala: se o Pica-Pau tivesse comunicado à polícia, isso nunca teria acontecido. Só aparece no episódio "Um Tesouro Difícil".
  • J. Castor Castro (J. Goofer Gopher) - É um castor que não quer deixar o Pica-Pau jogar críquete. Só aparece no episódio "Cricket Maluco".
  • Sr. e Sra. Pica-Pau (Mr. and Mrs. Woodpecker) - Os pais do Pica-Pau. Apareceram no episódio "Nascido para picar".
  • Princesa Salame (Princess Salami) - É uma princesa que só aparece no episódio "Briga em Marrocos".
  • Rei Cucamonga - É um rei que quer ter um pássaro canoro, pois o seu morreu. Aparece no episódio "Encantos e Desencantos".
  • Sofia - Filha do Rei Cucamonga, se transforma em bruxa à meia-noite. Também aparece em "Encantos e Desencantos".
  • Fred - Homem que traz o Pica-Pau ao rei Cucamonga para que ele cante. Após ter sua cabeça quase arrancada, se casa com Sofia. Após ver a filha de Cucamonga virar bruxa, se assusta e foge. É mais um que aparece no episódio "Encantos e Desencantos".
  • Florência - Ave de estimação do rei Cucamonga. Também apareceu em "Encantos e Desencantos".
  • Capitão Blah (Captain Blah) - Pirata perigosíssimo que escondeu o tesouro no quintal do Pica-Pau. Só aparece no episódio "Encrencas à Bordo".
  • Urso Charlie - É o urso que aparece no episódio "O Vendedor Insuportável".
  • Scollpy (Scoop Smith)- É um fotógrafo que quer tirar fotos do Pica-Pau. Ficava irritado quando seu nome não era falado corretamente. Aparece em um episódio, "O Fotógrafo Chato".
  • Davy Escovinha (Davy Crewcut) - Um caçador que aprendeu desde criança a caçar ursos. Cansado de não conseguir e, por sugestão do urso que ele caçou a vida toda, ele passa a perseguir o Pica-Pau sem sucesso. Apareceu somente no episódio Davy Escovinha enfrenta Pica-Pau.
  • Texugo (Badger) - Em "O novo Pica-Pau", ele aparece em lugares incômodos, ri com boca cheia de dentes e diz: "Oi, amigo!".
  • Wild Bill Hiccup (inspirado em Wild Bill Hickok) - Bandido do oeste que quando falava seu nome, soluçava. Ele assustou um homem para ficar com a casa dele. Todos pensavam que ele tinha morrido e depois tentou assustar o Pica-Pau e o Pé-de-Pano para que eles saíssem da casa. Só apareceu no episódio O Pistoleiro Sem Solução. Hicupp também apareceu no episódio Xerife meio frouxo, só que estava estampado em um cartaz, e tinha outra fisionomia.
  • Chester - Um jogador de beisebol, que adora trapacear. Filho de uma senhora da arquibancada, se parece muito com Reginaldo. Após descobrir as trapaças de Chester, o juiz (o Inspetor Willoughby) grita: "Infração!" e "Está fora!". Apareceu no episódio "Aliança Mirim".
  • Horace Greeley - Um homem careca, que disse apenas: "Para o oeste, meu jovem!" ao Pica-Pau. Apareceu nos episódios "Pica-Pau internacional" e O garimpeiro garimpado, sendo que neste último aparece em forma de estátua.
  • Príncipe John (Prince John) - Um príncipe que sempre cobrava impostos dos moradores da região da floresta de Sherwood. Chegou a desafiar o Pica-Pau em um duelo. Apareceu em um episódio, "Pica-Pau Robin Hood".É uma brincadeira com o rei João da Inglaterra.
  • Spike - Auxiliar do Príncipe John, também apareceu em "Pica-Pau Robin Hood".
  • Horácio - Um homem que mora sozinho em uma ilha, que estava farto de comer apenas cocos, e queria comer o Pica-Pau a qualquer custo. Apareceu no episódio "Pica-Pau tropical".
  • Joe - Um feirante, que sempre é chamado de "meu filho" por Leôncio e Pica-Pau, que estavam vestidos de policial. Apareceu no episódio "O varre-varre".
  • Mastodonte e Tampinha - Uma dupla de bandidos que fugiu da penitenciária e se disfarçou de cavalo. Eles apareceram no episódio "Upa upa, Pangaré".
  • Chefinho Xixi-nas-calças - Um menino índio que tenta caçar o Pica-Pau com ajuda do Zeca Urubu. Apareceu no episódio "História pra Índio".
  • Quinta-Feira - Espião que investiga o caso do roubo da fórmula. Apareceu em "O espião espiado".
  • Allan - Espião que trabalha junto de Quinta-Feira, também apareceu em "O espião espiado".
  • Capitão Zoom - Um apresentador vestido de homem espacial. Apareceu no episódio "Um Pica-Pau de Marte".
  • Dum-Dum - Homem que tenta consertar o relógio, mas é importunado pelo Pica-Pau, que o chama de "Seu Chucrute" e pelo Prefeito, que, como ele, aparece no episódio "Hora de dormir".
  • Nanico Bufador - Bandido que foge da penitenciária e que, ao voltar para lá, escuta a frase "E qual é a senha?", diz "Fantasma!" e é agarrado pelo Pica-Pau, que responde: "Essa é a senha!". Aparece em "Pica-Pau pistoleiro".
  • Herr Spring - Um relojoeiro que pega o Pica-Pau, fazendo ele dar uma de cuco, mas acaba atormentado pelo pássaro e pelo urso. Apareceu no episódio "Festival de cucos".
  • Adolf - Um falcão que persegue o Pica-Pau. Só apareceu no episódio "Caça ao falcão", assim como seu adestrador.
  • Rodney - Um cachorro que, com a ajuda do caçador, caça patos, mas acaba pegando o Pica*Pau por engano. Apareceu no episódio "O Pica-Pato".
  • Coronel Blu-Blu - Um coronel aposentado que não suporta barulho. Apareceu no episódio "Morcegos no Campanário".
  • Coronel Flibusch - Muito semelhante ao Coronel Blu-Blu, cuida de várias árvores em sua mansão. Apareceu no episódio "Era uma vez um parque".
  • Philbert - Um gato que é o auxiliar do Cel. Flibusch. Apareceu em "Era uma vez um parque" e "Luta do gatoso".
  • Emília e George (Florence and George) - Um casal que saiu para curtir as férias no parque nacional de Gallstone. Apareceu nos episódios "Gato da cidade" e "Como capturar um Pica-Pau", onde Emília pede a George um chapéu com penas bonitas, mas ele sempre se dava mal.
  • Precioso - Gato de estimação de Emília e George, também apareceu em "Gato da cidade". É idêntico a Philbert, o gato de "Era uma vez um parque".
  • Pica-Pau Duende - Um duende verde, semelhante ao Pica-Pau. Apareceu no episódio "Seu melhor duende".
  • Debbie (Phoebe)- Uma velhinha que põe o Pica-Pau para morar em sua casa. Apareceu no episódio "Os desabrigados".
  • Cláudio (Claude) - Marido de Debbie, é um homem mal-humorado que não gosta de animais, principalmente do cachorro Feliz. Também esteve no episódio "Os desabrigados".
  • Feliz (Happy) - Cachorro de estimação de Debbie e Cláudio, também esteve em "Os desabrigados".
  • Fido - Cachorro que havia sido escolhido para ser voluntário para uma viagem à Lua. Apareceu no episódio "Pica-Pau na Lua".
  • Smokey - Um urso vestido com um chapéu de guarda florestal e manuseando uma pá. Só apareceu em um episódio, "Chapeuzinho diferente".
  • Pierre(Pierre Bear) - Urso que é proprietário de uma fábrica de bolas de boliche, é atormentado pelo Pica-Pau, que chega a destruir seu chapéu. Só apareceu no episódio "Depois da bola".
  • Vovó Pica-Pau - Avó do Pica-Pau, apareceu nos episódios "Chapeuzinho diferente" e "Qual é a sua, Chapéu?"
  • Chapeuzinho Vermelho (Red Riding Hood) - A famosa personagem das histórias infantis também apareceu no episódio "Qual é a sua, Chapéu?"
  • Rato - Grumete que sequestrou o Pica-Pau, é atormentado pelo pássaro e pelo Capitão. Esteve no episódio "Pica-Pau raptado".
  • Gênio - O célebre gênio da lâmpada apareceu no episódio "Alado em Bagdá".
  • Vendedor de lâmpadas - Um homem que vende lâmpadas mágicas, pretendia roubar a lâmpada que o Pica-Pau comprara antes. Ele também apareceu em "Alado em Bagdá".
  • Babalu - Uma jovem que tentou capturar o Pica-Pau e o Zeca Urubu para um sacrifício. Apareceu no episódio "A alameda para Bali".
  • Mexicano - Um homem nanico, com um pequeno sombrero (chapéu típico dos mexicanos) e que falava com um sotaque espanhol diferenciado. Só apareceu no episódio "Pica-Pau delegado e é revelado que ele é o pica pau disfarçado".
  • Vulcano - Uma estátua falante, que pediu para que Babalu trouxesse carne fresca para o sacrifício, e que soltava fogo pela boca. Também apareceu em "A alameda para Bali".
  • Tagarela (Gabby) - Um cachorro falante, que ao ouvir o Ratinho avisar o Pica-Pau de que "ele não falava nenhuma palavra", acabou falando, pegando o pássaro de surpresa. Apareceu no episódio "Um cão falante".
  • Homero - Um homem gordo, que tenta derrubar a árvore onde o Pica-Pau mora para concluir a auto-estrada. Apareceu no episódio "Auto-estrada fracassada".
  • Jetter Martin - Um homem mal-humorado, e único sobrevivente da contenda entre as famílias Martin e Coy. Aparece no episódio "O último Martin".
  • Clem Coy - Um personagem que só é citado no episódio "O último Martin", pois havia morrido na briga entre a sua família e a família Martin.
  • Frank - Um robô que servia de "puxa-frangos", e sempre infernizava o Pica-Pau, puxando suas penas. Aparece no episódio "Não puxe minhas penas".
  • Urso Fatso (Fatso the Bear) - Um urso marrom que apareceu em dois episódios estrelados junto com o Inspetor Willoughby, como guarda florestal. Uma curiosidade sobre Fatso: a famosa cena em que ele aparece correndo desesperado de um lado para o outro já havia sido usada por outro urso só que nos desenhos do Pato Donald, o urso se chamava Colimério ("Humphrey Bear"). Essa gag foi criada pelo diretor Jack Hannah e animada pelo animador Al Coe, os dois antes de trabalhar para Walter Lantz haviam trabalhado para Walt Disney, principalmente nos desenhos do Pato Donald dos anos 1950. Foi Hannah quem teve a ideia para as cenas da corrida, e da personalidade do urso, e Al Coe trabalhou na animação da cena onde Colimério aparece correndo. Quando os dois saíram da Disney e foram trabalhar para Lantz, os direitos foram comprados pelos estúdios da Universal, e a ideia também foi usada para Fatso. Jack Hannah também usou esta gag em alguns outros desenhos que ele dirigiu, um exemplo disso é um episódio do Pica-Pau chamado: O Mestre Cuca ("Woody's Kook-Out") onde o pássaro e Zé Jacaré aparecem correndo igual ao urso, episódio esse que também teve parte da animação feita por Coe.
  • Azeitona (Lil' Eightball) - Um garoto negro, que apareceu somente em três episódios estrelados por ele mesmo. Apesar de ter aparecido em poucos episódios, Azeitona apareceu em várias histórias em quadrinhos de Walter Lantz na revista "New Funnies" da Dell Comics junto com a turma do Pica-Pau.
  • Benedito o Charlatão (Yeggs Benedict) - É um ladrão de joias. Gosta muito de atrapalhar a vida do Inspetor Willoughby. Sua aparição é apenas em um curta exclusivo do inspetor: "O Caso do Rubi Olho Vermelho".
  • Amarelão e Azulão - dois cachorros de caça de dois caipiras que ficam discutindo qual deles é o melhor caçador.
  • Guarda das Cataratas do Niágara: Guarda que protegia as Cataratas do Niágara, impedindo os turistas de descerem o lugar dentro de barris. Seu bordão era: "Marche!"
  • Turistas - Quando viam o guarda das Cataratas descer dentro de um barril, ele, que vestiam uma capa amarela, gritavam: "Êêêêêêêhhh!".
  • Bruxa da Vassoura - Uma bruxa senhora que se recusou a pagar 50 centavos para ter sua vassoura concertada no episódio a vassoura da bruxa. Seu bordão era: "e lá vamos nós".
  • Rufo e Zé (Ruflus and Jokey) - Dois caipiras que discutem sobre seus cachorros, que acabam fazendo as suas ordens. Apareceram no episódio Este dia é da caça.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo